Em Brasília, o governo Federal publicou no dia 01 de novembro no Diário Oficial da União a Medida Provisória 326 liberando R$ 1 bilhão do Orçamento de 2007 para a realização de leilões antes mesmo da colheita da safra 20 de novembro. Os leilões ocorrerão por meio de dois mecanismos. No primeiro, indústrias, exportadores e beneficiadores compram um prêmio do governo e se comprometem a adquirir a soja dos produtores a um preço fixado. Se a cotação de mercado, na época da liquidação do contrato, ficar abaixo desse preço, a indústria paga o valor acertado anteriormente e fica com o prêmio.
A segunda modalidade funciona de forma semelhante, mas, nesse caso, o governo negocia diretamente com o produtor rural. Caso o preço esteja abaixo do valor de mercado na época da comercialização, o produtor recebe parte do prêmio leiloado pelo governo, o que compensa eventuais quedas na cotação.
Segundo Guimarães, a grande vantagem desses mecanismos é que o governo não é obrigado a formar estoques durante a safra. “Além de o produto não ter de passar mais pelas mãos do governo, o próprio mercado armazena, carrega os estoques e vende os grãos quando for necessário”, disse.
O Ministério da Agricultura beneficiará os estados do Centro-Oeste, com mais problemas de infra-estrutura para o escoamento da produção. No entanto, Bahia, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia também estão incluídas no pacote de ajuda. Os recursos, segundo a medida provisória publicada hoje, virão do Plano Agrícola e Pecuário de 2006/2007.
Bom, tudo muito bonito e politicamente correto, mas liberar verba para o avanço e melhoria da produção de soja sem uma contrapartida dos empresarios, mesmo com o grande numero de estudos que estão e foram desenvolvidos durante os ultimos enos em relação ao desmatamento da floresta Amaononica, prinicipal mente nas área onde estes recursos serão aplicados é no minimo incoerente.
Baseados nos estudos feitos pelo grupo de trabalho de florestas, Fórum Brasileiro de Organizações Não governamentais e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente onde são relatados a relação entre o cultivo de soja e o desmatamento da Floreta Amazonica e segundo os resultados feitos pelo estudo, somos sensatos em dizer que quanto mais o governo financia o plantio da soja sem uma contrapartida dos empresarios da agroindustria, o governo financia desta forma o desmatamento da Amazonia. A medida Provisoria está em tramitação na Camara e acredito que os deputados federal terão o minimo de coerencia de mandar os empresarios da agroindustria assumir um compromisso com o meio ambiente. Relatamos que este recado vai direto para a bancada amazonica, pois se os Amazonidas não se manifestarem contra este abuso de poder, não teremos mais para onde recorrer.
Assim, reportamos a todos a nossa Opnião sobre estas atitudes que em um primeiro momento nos parece pre-matura e cega e em um segundo momento é um abuso de poder economico.
JUVENTUDE VERDE AMAZONAS
sexta-feira, novembro 24, 2006
Assinar:
Comentários (Atom)
Flávio Dino e a Protelação das Emendas Parlamentares: Uma Manobra do Governo?
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, homologou um plano de trabalho um dia após o Congresso Nacional apresentar uma p...
-
No dia de hoje, 01 de julho de 2017, passeando pelos blogs e portais de noticias que costumeiramente acesso para me manter informado e natu...
-
Bom. hoje é dia 12 de fevereiro e eu reservei um tempo, depois de digerir um pouco, para falar de um Homem. Mas, Sabe? um homem de verdade...
-
"Em face do exposto, defiro a liminar para suspender a execução cumprimento do acórdão daquela Corte especializada até o esgotament...