A CHEGADA DA ERA DA CONEXÃO
![]() |
Na era digital, principalmente nos dias atuais em que o mundo está sendo influenciado pelos ataques que a saúde pública está sofrendo devido a contaminação em escala global pelo corona vírus, onde vemos cidades inteiras sendo consumidas pelo medo, pelo excesso de precaução, pela mudança de rotina e, em alguns casos, até a ausência de rotina, sentimos muita falta daqueles super-heróis, tanto da DC comics, como da Marvel, onde até do Chapolim Colorado, seriam de grande utilidade para nos trazer esperança para um amanhã sem máscaras.
Você, seus pais, seus avós, filhos e amigos, recorreram à web em busca de esperança e nada encontraram. Sites de notícias que apenas traziam e continuam trazendo números crescentes ou não, mas sempre em escala exponencial de mortes todos os dias, contaminação em massa, lockdown, isolamento social, racionamento de remédio, falta de remédios, inflação e etc. Cidades populosas como São Paulo e Nova York, tentando reaprender e em alguns casos, até aprender a executar ações simples como lavar as mãos, porém, caso não fossem executadas de forma correta, custariam a vida de muitos. E foi exatamente isso que aconteceu. Muitos perderam suas vidas. E Manaus, Ah, Manaus!
Em todo caso, a Web sempre esteve ali presente. No seu smartphone, Laptop, Smart-tv, tablets, PC, ou seja, sempre, principalmente quando você se encontrava sozinho em sua residência, a Rede Mundial de Computadores esteve todos os dias com as mãos estendidas para as suas necessidades.
Na leitura deste texto também não é diferente, ainda estamos sofrendo os reflexos dessa pandemia em escala global, muitas grandes cidades estão sofrendo por uma espécie de contaminação crescente ou recontaminação pelo COVID-19, mesmo muitos dias depois dos picos de contaminação o corona vírus se mostra vivo e mortal desde quando apareceu para o mundo no início de 2020.
E você, em casa, novamente lança mão de conteúdo na web.
Parece que nem DC Comics, nem Marvel, nem Disney, nem Goku e claro, nem o Chapolim Colorado, poderiam estar em tantos lares ao mesmo tempo auxiliando as pessoas em suas necessidades básicas quanto à WEB.
Ensinando à cozinhar, conduzindo as salas de aula para dentro das casas, trazendo o personal de educação física para auxiliar você à não atrofiar os músculos. Enfim, um infindável número de atividades que puderam ser executados, mesmo com o isolamento social, através do uso da Internet, contudo, o que essa heroica WEB nos traz é, principalmente a oportunidade de não atrofiar as nossas mentes.
O sistema Home-Office, mesmo depois dessa pandemia, parece que veio para ficar. Há relatos de muitas empresas e profissionais liberais que mudaram sua forma de trabalhar, entregando os espaços físicos que eram utilizados como escritórios ou consultórios e que antes estavam alugados para o desenvolvimento das atividades destes profissionais. É bem verdade que a verdade não está sendo bem contada nessa mudança de rotinas de muitas empresas, pois elas não estão contando que a heroica web é que está modificando, e isso ela já estava fazendo isso há algum tempo, a forma de trabalhar de toda uma geração de profissionais já inseridos na WEB através das redes sociais. Considerando a existência, e porquê não dizer, dependência dessa heroica WEB, podemos afirmar que não precisamos do Chapolim Colorado para nos trazer um pouco de esperança.
A WEB é poderosa e possui as suas, vamos dizer assim, variantes ou quem sabe os artefatos incrementadores, pois, de nada adianta você estar conectado à WEB se você não puder fazer nada dentro dela.
Se você acessa a WEB de forma passiva, sem nenhuma participação ou interação na rede mundial de computadores, você ainda está diante de uma Televisão de Cinescópio (aquelas tevês grandes de tubo de imagem). Sim, não há diferenças aparentes entre você hoje e você há 30 anos atrás. Se você não estiver conectado e interagindo, nos dias de hoje, praticamente você não existe para o mundo.
Precisamos ser protagonistas de nossa geração, o Facebook, o Google, o twitter, o Instagram, o youtube e etc, são os artefatos incrementadores que possibilitam a sua participação, porém, participar quer dizer interagir, responder, perguntar e, principalmente aprender e assim não atrofiar a sua mente.
Nesse período de isolamento social, Home office, restrição das mais diversas formas de liberdade que achávamos que tínhamos, só podem ser rompidos com a WEB. Não estou falando de uma falsa sensação de liberdade. Estou falando de uma liberdade plena, uma liberdade de ir e vir sem fronteiras, porém, em algumas situações em que, se você quiser aprender algo mais profundamente, é necessário um pouco de investimento e nessas circunstancias, além de não atrofiar sua mente, você pode potencializa-la para o futuro, que nada mais é do que um mundo virtual em que já estamos inserido (você e eu).
Você pode não estar preparado para o futuro virtual, no entanto, se você chegou até este texto e principalmente até a altura deste texto e entendeu que é necessário acompanhar a globalização, algo que foi avisado à você décadas atrás que chegaria, e que chegou, é sinal fortíssimo que você está no caminho certo. E qual o caminho certo? O uso da WEB de forma inteligente, segura e legal.
![]() |
A era da sociedade moderna não existe mais, pois estamos em uma sociedade conectada. Podemos chamar essa nova sociedade em formação de uma nova Era, não uma Nova Era pela simples colocação das palavras, mas sim, de uma nova forma de vida cotidiana, uma nova forma de vida em sociedade, uma era em que a figura do comerciante foi substituída por uma tela luminescente, uma era em que muitos filmes de Hollywood já haviam previsto que ocorreria, uma Era em que, infelizmente ou felizmente, graças ao COVID 19, chegou ou está chegando antes do tempo, uma Era em que o analfabeto digital está deixando de existir, uma Era em que qualquer criança pode expressar os seus pensamentos das mais diversas formas que a web possibilita, estamos ou caminhando para A ERA DA CONEXÃO.
Bem vindos a ela!


Nenhum comentário:
Postar um comentário