quinta-feira, abril 22, 2021

COM O CORONA VÍRUS, DEVEMOS AUMENTAR O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO E NÃO REDUZIR

CIENTIFICAMENTE, REDUZIR HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO, AUMENTA  A  CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS NESSES ESTABELECIMENTOS



Sabemos que, em Manaus e em todo o Brasil, com o alastramento do corona vírus, a principal iniciativa dos Governos, além do lockdown, é a restrição de horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.  

No Amazonas, já vemos o Governo do Estado se movimentando para uma possível terceira onda do Corona Vírus no Amazonas e, naturalmente, quem está sofrendo com as atitudes do Governo em restringir horários, é a economia como um todo, além, claro, da crise sanitária pela qual o mundo e principalmente a cidade de Manaus, vem sofrendo com as contaminações e com as mortes pelo Corona Vírus.

O intuito destas restrições do Governo, é  evitar que haja algum tipo de aglomeração nesses estabelecimentos, sejam  estabelecimentos essenciais ou não, para reduzir a propagação do vírus. 

Então, por exemplo, se um estabelecimento funciona de 08h até às 20h. Com a pandemia do COVID 19, os Governos estão administrando restrições de funcionamento destes, com  uma redução do horário de funcionamento, passando à funcionar, por exemplo, de 10h às 16h. 

Assim, meu vizinho que ia ao supermercado às 17 horas e eu que ia às 19horas, estamos nos encontrando entre 15 horas e 16horas no supermercado. claro, aumentando a concentração de pessoas. 

Bom, não precisa ser um gênio para perceber que, se houver funcionamento de estabelecimentos comerciais, com uma redução do tempo de funcionamento  e com a manutenção da mesma demanda de usuários que comumente utilizam as dependências desses estabelecimentos, ocorre uma maior densidade demográfica nestas localidades, ou seja, o grau de contaminação tende à aumentar.

O QUE A FÍSICA DIZ:

VAZÃO

Podemos utilizar a teoria da definição de Vazão ou caudal (ou ainda, "débito") é o volume e/ou massa de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume e/ou massa escoa.

PRESSÃO

Pressão é a grandeza física que mede a força aplicada perpendicularmente a uma superfície. Trata-se de uma grandeza escalar, que pode ser calculada pela razão entre força e área. 

FORÇA

Em física, é todo agente capaz de alterar o estado de movimento ou repouso de um corpo, imprimindo-lhe uma aceleração a favor ou contrária ao movimento.

VAZÃO E VELOCIDADE

Se aumenta a vazão, aumenta a velocidade de escoamento.


CONCLUSÃO

Concluímos que,  Se aumentar a vazão de "pessoas" nos estabelecimentos comerciais, a pressão (aglomeração) diminui e  a força( R$ dos estabelecimentos e dos órgãos públicos na fiscalização)  necessária para "fazer" a gestão do trabalho executado, diminui, assim como a Velocidade de contaminação reduz. 

Poderíamos ponderar que estamos tratando de pessoas e não de fluídos. De certa forma, sim, porém, o Vírus do Corona 19 está envolto em um fluido que é o ar, porém, com um agravante, não sabemos onde o vírus está, sabemos apenas que ele precisa de hospedeiros, então, perfeitamente, podemos trata-lo desta forma, aplicando os conceitos básicos da física. 


TRABALHO

trabalho é a medida da transformação de uma forma de energia em outras formas de energia mediante a aplicação de uma força.


Qual é a melhor alternativa? 

Sugestão minha, mas é tão obvia, que escrevo aqui, apenas por entender que os Governos, infelizmente, não estão fazendo o óbvio no trato do funcionamento da economia  em meio à pandemia. Porém, pelo menos a iniciativa do Governo de São Paulo, em buscar a vacina, surtiu o efeito importante com o advento da vacina para os brasileiros.

ACOMPANHEM MINHAS OBVIAS SUGESTÕES: 
  • Aumentar o Horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
  • Incentivar a marcação de horário para o uso destes estabelecimentos comerciais.
  • Melhorar o policiamento preventivo público nesses novos horários que serão estendidos.
  • Enfim, há importantes atividades que podem ser feitas para não afetar a economia durante o aumento de casos de corona vírus, atividades essas que, se forem executadas, antes da dita terceira onda, podem auxiliar até à não ocorrência dessa nova onda. 
 

Bom, para ilustrar o uso da física no estudo dos fluidos procurei um vídeo que pudesse explicar o teorema de bernoulli que, basicamente, tem os princípios utilizados nesses conceitos aqui expostos. 


O princípio de Bernoulli, também denominado equação de Bernoulli, Trinômio de Bernoulli ou ainda Teorema de Bernoulli, descreve o comportamento de um fluido movendo-se ao longo de uma linha de corrente e traduz para os fluidos o princípio da conservação da energia.

Foi exposto por Daniel Bernoulli em sua obra Hidrodinâmica (1738) e expressa que num fluido ideal (sem viscosidade nem atrito) em regime de circulação por um conduto fechado, a energia que possui o fluido permanece constante ao longo de seu percurso. A energia de um fluido em qualquer momento consta de três componentes:
Cinética: é a energia devida à velocidade do fluido;
Potencial gravitacional: é a energia devida à altitude do fluido;
Energia de fluxo: é a energia do fluido devido à pressão.

SOBRE OS FLUIDOS, TEMOS:

Fluidos ideais
Fluidos ideais são aqueles que não podem ser comprimidos e não têm viscosidade. Seu nome deriva do fato de ser um fluido idealizado, pois todos os fluidos existentes têm um certo nível de viscosidade.

Fluidos reais
Ao contrário dos fluidos ideais, os fluidos reais têm viscosidade. De um modo geral, todos os fluidos são fluidos reais. Por exemplo: água, querosene, gasolina, óleo.

Fluidos newtonianos
Fluidos newtonianos são aqueles que se comportam de acordo com as leis de viscosidade de Newton . Isso significa que a viscosidade do fluido não varia de acordo com a força aplicada. Além disso, a viscosidade diminui à medida que aumenta a temperatura. Por exemplo: água, ar, emulsões.


SOBRE O CORONA VIRUS NO AR:




Físico da Universidade de Vermont explica as possibilidades de transmissão do novo coronavírus por superfícies, gotículas e aerossóis. Segundo Vitor Mori, diferentemente do que foi divulgado no começo da pandemia, a maior chance de contaminação não está no contato com superfícies, mas na inalação de partículas que ficam em suspensão. Assista à entrevista completa.

quinta-feira, abril 15, 2021

A ÁGUA BRASILEIRA QUE MATA A SEDE E A FOME DO MUNDO

Um texto rápido e responsivo para reflexão. 


A água é o bem mineral mais importante para a vida na terra. 

O Brasil é uma grande potencia mundial na reserva de água doce. 

Cresci ouvindo que um dia ocorreria uma guerra na Amazônia pela posse da Água. 

Para você entender melhor a importância da água brasileira para o mundo, nos dia de hoje, sugiro que reflitamos sobre a produção de grãos no mundo, o chamado agronegócio.  É melhor produzir grãos no nosso quintal, mas, se na casa do vizinho a água que ele consome for bem mais barata, é melhor eu produzir no quintal dele.

É bem fácil entender que, quando aumentamos a produção de grãos, quando aumentamos a exportação de soja, quando a produção de carne para exportação aumenta, na verdade, não estamos exportando o produto em si, estamos exportando a Água, em forma de produtos

E quanto cobramos pela água para exportação?


segunda-feira, abril 05, 2021

AS PROFECIAS DE DARCY RIBEIRO E AS NOVAS LIDERANÇAS NO AMAZONAS

Marcelo Ramos, Wilker Barreto, Rebecca Garcia, Hissa Abrahão, São nomes conhecidos da politica local. 


Porém, há alguma coisa que impede os novos políticos, ou pelo menos, os projetos de novos políticos de alçarem voos mais altos, ou pelo menos, voarem.

Eles não são bons?

Considero o Marcelo Ramos relativamente articulado, considero Wilker Barreto focado, Rebecca Garcia e Hissa Abrahão sempre estão no lugar certo e na hora certa, no entanto, não são bons o suficiente. Falta alguma coisa?. 

Claro, Faltam votos.

As conjunturas politicas sempre são consideradas na estruturação das candidaturas dos novos políticos  e estes, aqui citados, sempre atuam na busca da viabilidade de suas candidaturas, diferente dos políticos de gerações anteriores, que fazem suas articulações baseados nos votos que possuem, os políticos das gerações mais recente, não buscam votos, buscam viabilidade. 

Está bem claro que estamos com uma carência incrível de falta de liderança. Não há quem seguir!

As referencias de líderes, nos dias atuais, são políticos de gerações anteriores. E,  É incrível  Amazonino Mendes, ser referência dessa nova  geração de eleitores.

Claro, temos lideranças políticas locais que são atemporais,  destaco Plínio Valério e Arthur Virgílio e, se estivessem vivos, Jefferson Perez e Gilberto Mestrinho. No caso de Eduardo Braga, desconsiderando a Escola de Gilberto Mestrinho, vejo-o à parte da politica local e escreverei mais sobre ele em outra postagem.

E onde estão as novas lideranças do Amazonas?

Não estão liderando para a politica ou nem liderando estão!

Há algumas pessoas que têm a capacidade de cativar de forma espetacular, professores universitários,  Estudantes, empresários,  lideranças comunitárias, pastores evangélicos, padres carismáticos, tanto que temos a certeza de que, se resolvessem atuar na politica, agregariam, porém, não entram e nem preparam lideranças para atuarem na politica.

Somos reféns das profecias óbvias do saudoso Darcy Ribeiro. 

Estamos vendo os frutos, caindo, daquilo que foi plantado lá atrás, da época dos avós de nossos avós. 

O Abominável Homem novo está em voga. 

 

Flávio Dino e a Protelação das Emendas Parlamentares: Uma Manobra do Governo?

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, homologou um plano de trabalho um dia após o Congresso Nacional apresentar uma p...