CIENTIFICAMENTE, REDUZIR HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO, AUMENTA A CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS NESSES ESTABELECIMENTOS
Sabemos que, em Manaus e em todo o Brasil, com o alastramento do corona vírus, a principal iniciativa dos Governos, além do lockdown, é a restrição de horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
No Amazonas, já vemos o Governo do Estado se movimentando para uma possível terceira onda do Corona Vírus no Amazonas e, naturalmente, quem está sofrendo com as atitudes do Governo em restringir horários, é a economia como um todo, além, claro, da crise sanitária pela qual o mundo e principalmente a cidade de Manaus, vem sofrendo com as contaminações e com as mortes pelo Corona Vírus.
O intuito destas restrições do Governo, é evitar que haja algum tipo de aglomeração nesses estabelecimentos, sejam estabelecimentos essenciais ou não, para reduzir a propagação do vírus.
Então, por exemplo, se um estabelecimento funciona de 08h até às 20h. Com a pandemia do COVID 19, os Governos estão administrando restrições de funcionamento destes, com uma redução do horário de funcionamento, passando à funcionar, por exemplo, de 10h às 16h.
Assim, meu vizinho que ia ao supermercado às 17 horas e eu que ia às 19horas, estamos nos encontrando entre 15 horas e 16horas no supermercado. claro, aumentando a concentração de pessoas.
Bom, não precisa ser um gênio para perceber que, se houver funcionamento de estabelecimentos comerciais, com uma redução do tempo de funcionamento e com a manutenção da mesma demanda de usuários que comumente utilizam as dependências desses estabelecimentos, ocorre uma maior densidade demográfica nestas localidades, ou seja, o grau de contaminação tende à aumentar.
O QUE A FÍSICA DIZ:
Podemos utilizar a teoria da definição de Vazão ou caudal (ou ainda, "débito") é o volume e/ou massa de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume e/ou massa escoa.
PRESSÃO
Pressão é a grandeza física que mede a força aplicada perpendicularmente a uma superfície. Trata-se de uma grandeza escalar, que pode ser calculada pela razão entre força e área.
FORÇA
Em física, é todo agente capaz de alterar o estado de movimento ou repouso de um corpo, imprimindo-lhe uma aceleração a favor ou contrária ao movimento.VAZÃO E VELOCIDADE
Se aumenta a vazão, aumenta a velocidade de escoamento.
CONCLUSÃO
Concluímos que, Se aumentar a vazão de "pessoas" nos estabelecimentos comerciais, a pressão (aglomeração) diminui e a força( R$ dos estabelecimentos e dos órgãos públicos na fiscalização) necessária para "fazer" a gestão do trabalho executado, diminui, assim como a Velocidade de contaminação reduz.
Poderíamos ponderar que estamos tratando de pessoas e não de fluídos. De certa forma, sim, porém, o Vírus do Corona 19 está envolto em um fluido que é o ar, porém, com um agravante, não sabemos onde o vírus está, sabemos apenas que ele precisa de hospedeiros, então, perfeitamente, podemos trata-lo desta forma, aplicando os conceitos básicos da física.
TRABALHO
trabalho é a medida da transformação de uma forma de energia em outras formas de energia mediante a aplicação de uma força.Qual é a melhor alternativa?
Sugestão minha, mas é tão obvia, que escrevo aqui, apenas por entender que os Governos, infelizmente, não estão fazendo o óbvio no trato do funcionamento da economia em meio à pandemia. Porém, pelo menos a iniciativa do Governo de São Paulo, em buscar a vacina, surtiu o efeito importante com o advento da vacina para os brasileiros.
- Aumentar o Horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
- Incentivar a marcação de horário para o uso destes estabelecimentos comerciais.
- Melhorar o policiamento preventivo público nesses novos horários que serão estendidos.
- Enfim, há importantes atividades que podem ser feitas para não afetar a economia durante o aumento de casos de corona vírus, atividades essas que, se forem executadas, antes da dita terceira onda, podem auxiliar até à não ocorrência dessa nova onda.
Bom, para ilustrar o uso da física no estudo dos fluidos procurei um vídeo que pudesse explicar o teorema de bernoulli que, basicamente, tem os princípios utilizados nesses conceitos aqui expostos.
Foi exposto por Daniel Bernoulli em sua obra Hidrodinâmica (1738) e expressa que num fluido ideal (sem viscosidade nem atrito) em regime de circulação por um conduto fechado, a energia que possui o fluido permanece constante ao longo de seu percurso. A energia de um fluido em qualquer momento consta de três componentes:
Cinética: é a energia devida à velocidade do fluido;
Potencial gravitacional: é a energia devida à altitude do fluido;
Energia de fluxo: é a energia do fluido devido à pressão.
Fluidos ideais
Fluidos ideais são aqueles que não podem ser comprimidos e não têm viscosidade. Seu nome deriva do fato de ser um fluido idealizado, pois todos os fluidos existentes têm um certo nível de viscosidade.
Fluidos reais
Ao contrário dos fluidos ideais, os fluidos reais têm viscosidade. De um modo geral, todos os fluidos são fluidos reais. Por exemplo: água, querosene, gasolina, óleo.
Fluidos newtonianos
Fluidos newtonianos são aqueles que se comportam de acordo com as leis de viscosidade de Newton . Isso significa que a viscosidade do fluido não varia de acordo com a força aplicada. Além disso, a viscosidade diminui à medida que aumenta a temperatura. Por exemplo: água, ar, emulsões.


