terça-feira, novembro 30, 2010

O ANALFABETISMO NAS FACULDADES

As Faculdades queixam-se de que os estudantes estão entrando nos cursos de graduação de Manaus praticamente “Semi analfabetos”, no entanto, confio nos Processos Seletivos que são feitos pelas Instituições de Ensino Superior do Amazonas. Se o Processo Seletivo para ingresso em um curso de graduação é feito com seriedade, entendo que as provas serão preparadas com o intuito de selecionar os vestibulandos que têm condições mínimas de cursar uma graduação, pois tenho a plena certeza de que jamais uma Faculdade facilitará o acesso de um acadêmico que não saiba interpretar um texto ou apresente erros primários de grafia.
Se existem alunos semi analfabetos adentrando às Universidades, a culpa não é do aluno e nem de sua formação básica, a culpa é totalmente do Processo Seletivo das Instituições de Ensino Superior que, de alguma forma, facilitam a sua entrada. No corrente, devemos pormenorizar o fato de que alguns estudantes sejam exímios conhecedores de conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento humano, podendo, desta forma, deixar uma lacuna na produção de textos em decorrência desta preferência pessoal, no entanto, os critérios utilizados para a seleção de acadêmicos devem ser rigorosos e permitir que um aluno, mesmo que queira fazer um curso na área de Ciências Exatas, saiba escrever e interpretar textos, pois de certa forma, este acadêmico precisará, no mínimo depois de graduado, produzir artigos.

ELIANDRO BRUNO OLIVEIRA
Graduado em Química pela UFAM

Nenhum comentário:

Flávio Dino e a Protelação das Emendas Parlamentares: Uma Manobra do Governo?

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, homologou um plano de trabalho um dia após o Congresso Nacional apresentar uma p...