É, O FLAMENTO É CAMPEÃO DE 2020, LOGO APÓS O CARNAVAL DE 2021
O carnaval passou, e normalmente o Brasil inicia o ano de fato, após o carnaval, porém, em 2021 não tivemos carnaval e a impressão que temos é a de que o ano de 2020 não acabou.
O Flamengo acabou se ser campeão brasileiro de 2020, as restrições de circulação de pessoas ficaram mais rigorosas em relação ao ano de 2020, as mortes e as contaminações pelo corona vírus 19 continuam e Manaus ainda é o foco mundial, em todos os sentidos e sob todos os aspectos da contaminação do Corona Vírus.
Sim, os olhos do mundo estão sob Manaus, e, desta vez, não é por causa da grande floresta tropical, não é por causa das festividades de junho que ocorrem em Parintins e que respinga em Manaus por estar no caminho para o festival, não é por causa do grande Teatro, não é por causa de avivamento pentecostal que, em outras épocas já chamou atenção do restante do Brasil.
Enfim, é pelo fato de não sabermos lidar com GESTÃO, nenhum tipo de gestão.
SOBRE OS POLITICOS OU GESTORES LOCAIS
Não sabemos gerir recursos públicos;
Não sabemos gerir a higiene e o Sanitarismo;
Não sabemos gerir riscos;
Não sabemos trabalhar em equipe;
Não sabemos gerir a Saúde;
Não sabemos gerir doença em massa;
Não sabemos gerir vacina;
Não sabemos gerir vacinação,
Não sabemos vacinar;
Não sabemos nem furar fila;
Não sabemos, infelizmente, lidar com críticas;
SOBRE O POVO
Considerando a população, entendemos que as prevenções necessárias para impedir a contaminação pelo Corona Vírus são o distanciamento social, lavar as mãos, e uso de máscara. Nem isso sabemos.
Manaus é motivo, infelizmente, de chacota para o resto do mundo. Não se culpem, a gestão é o principal problema do Amazonas. Infelizmente, os gestores públicos atuais do Amazonas, não sabem fazer.
O Amazonas lamenta tantas mortes de seus caboclos e índios guerreiros que mantiveram a imensidão da floresta de pé por milhares de anos, mas uma "gripezinha" transformou guerreiros valentes, em apenas lembranças sufocadas pelo "Covid".
Uma quarentena recorrente para uns, pois, uma grande parte da população precisou e precisa se virar para sobreviver nessa crise.
Uma crise sanitária, que evoluiu para uma grave crise financeira e provocou uma crise de identidade no povo do Amazonas.
Não sabemos mais o que é certo ou errado. Ficar em casa é certo, trabalhar é errado.
Mas, se ninguém trabalhar, pessoas morrem em casa. Quem Pode trabalhar?
A verdade pode ser nua e crua, mas, meias verdades já seriam suficientes, para trazer o povo do Amazonas, e, principalmente de Manaus, para uma realidade paralela, qualquer uma, melhor do que a absurda realidade ao qual estamos submetido.
Nunca imaginaríamos que Manaus iria sofrer tanto! E a floresta que nos protege das tempestades, dos furacões, baixas e altas temperaturas e acreditamos que até dos terremotos, porque a floresta não nos protege nesse momento?
O Governo Federal de Jair Bolsonaro assumiu a responsabilidade de continuar a política econômica de Michel Temer, logo após Michel Temer receber um país que sofreu uma grave crise financeira nas mãos do PT e, parecia que estava indo tudo bem em nossa recuperação econômica, porém, precisamos ser socorridos com auxílio emergencial para os brasileiros que estavam impedidos de trabalhar em 2020 por causa da necessária paralização de todas as atividades econômicas que gerassem um mínimo de aglomeração. Em 2020, o Brasil Parou. 2020 passou, os recursos do tesouro acabaram e, o Governo Federal tem um dilema à enfrentar:
Comprar vacina ou reinjetar o auxilio emergencial na economia.
Minha avaliação é a de que o Governo está tentando aguardar a formação de algum caixa no tesouro federal, para, aí sim, reagir. Sim. O Brasil está quebrado.
E, Só há uma alternativa. Vacinar da forma que for possível, claro, essa iniciativa ou ação deve ser executada pelos Estados da Federação com seus próprios recursos. Como disse, o Brasil está quebrado.
O Governo brasileiro não tem muito o que fazer. Não há respostas à dar ao povo. Não há recursos suficiente para imunizar a nação brasileira e custear o auxilio emergencial ao mesmo tempo, o Brasil quebrou e reconhecer isso, acho que seria o caminho mais correto à ser feito pelo Governo Brasileiro.
O presidente da Petrobrás foi um dos responsabilizados pelas altas dos combustíveis veicular e principalmente pela alta do Gás Natural. Pois, a Petrobrás é uma Estatal e deveria agir no sentido de minimizar os custos e desenvolver politicas sociais para impedir ou diminuir o sofrimento dos brasileiros.
ALIANÇA ENTRE BOLSONARO E LULA PARA 2022
Isso mesmo, O presidente Bolsonaro está atuando justamente onde o Governo do PT mais atuou.
Nada de esquerda ou de direita, no Brasil, isso só existe de fato, na cabeça de militantes políticos, Todos somos brasileiros.
Que o Presidente Bolsonaro tenha um bom governo, mesmo com o Brasil quebrado, mas acreditamos que é possível minimizar os custos, otimizar os gastos e melhorar a eficiência da máquina pública para, enfim, alcançarmos, após a pandemia, um caminho que levem à uma ação de inteligência politica.
Nem esquerda e nem direita, somente Brasil.
E, claro, por esse comportamento intervencionista do \presidente Bolsonaro, não duvido que haja uma aliança entre o Lula e o Bolsonaro para impedir o crescimento de Sérgio Moro nas próximas eleições presidenciais.
Sim, o Herói brasileiro Sérgio Moro, hoje, é o maior anti-herói entre quase todos os políticos e é o inimigo principal e declarado, tanto de Lula quanto de Bolsonaro. O inimigo do meu adversário é meu aliado.
E por que as fotos de personalidades da música do Amazonas que foram sufocadas pelo Corona Vírus?
Assim como estes artistas, muitos profissionais não têm a opção de ficar em casa e precisam ir à luta.
Cirio Furtado, um homem super honesto, gente Boa e pai de família era trabalhador, um bom mecânico de moto, um exímio ciclista! Devido à pandemia, o trabalho de mecânico de motos deixou de ser essencial e por isso, precisou trabalhar como motoboy. E no dia 19 de fevereiro foi assassinado por assaltantes enquanto trabalhava fazendo entregas. Essa morte do Círio não está contabilizada como Covid, mas por causa do Covid, perdemos esse grande Homem.
Normalmente uso meu blog para opinar, claro, muitas vezes vou além e fico conjecturando, imaginando quais os rumos que a Amazônia vai tomar, para onde Manaus está caminhando, baseado naquilo que está fora do centro das grandes mídias locais.
Nos dias atuais temos pouco assunto, Big Brother talvez, seja o mais comentado nas redes sociais, a demissão do Presidente da Petrobras pode ser um outro assunto importante mas, a prisão do deputado Daniel Silveira, supera todas a espetacularização no quesito chamar a atenção.
Delcídio Amaral, Eduardo Cunha, Lula da Silva, Roberto Jefferson, José Dirceu, enfim, há uma infinidade de políticos, em sua maioria resultado da corrupção nos Governos do PT, que tiveram as suas liberdades interrompidas, claro, nem todas estas tiveram a participação do Supremo. Porém, entendo que prender um político, quando o Supremo quer, ele o faz. Não há dúvidas de que a palavra "Supremo" é o nome mais adequado para denominar aquela corte.
Agora, para emitir opinião é um pouco diferente do que roubar e ser pego. O parlamentar possui uma certa liberdade em fazê-la, pois há, a tal da imunidade parlamentar, prerrogativa que o congressista possui para falar o que pensa na defesa de suas convicções no exercício de seu mandato e não ser preso por isso, imunidade essa que foi proposta pela esquerda brasileira para impedir que o Congresso sofresse perseguição na defesa de suas convicções, fatos que ocorreram no período militar no Brasil com o AI5, principalmente.
Um caso recente que foi bastante repercutido (vídeo abaixo) sobre a imunidade parlamentar foi a discussão entre o deputado Jair Bolsonaro e a deputada Maria do Rosário.
No caso do Deputado Jair Bolsonaro ocorreu uma avaliação política da sua fala, e, naturalmente o caso foi levado ao dito Supremo pela deputada por ter se sentido ofendida, pois as palavras, na avaliação dela, atingiram-na fortemente.
E qual foi a decisão do Supremo em relação às ofensas?
Condenou o Atual Presidente da República -
O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou provimento ao Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1098601 e manteve acórdão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que condenou o presidente da República, Jair Bolsonaro, ao pagamento de indenização de R$ 10 mil por danos morais à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). A condenação ocorreu porque, em 2014, à época deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro, Bolsonaro declarou em entrevista que a parlamentar “não merecia ser estuprada” por ser “muito feia”.
E por que a imunidade parlamentar, da mesma forma que não protegeu Jair Bolsonaro em 2014, também não protegeu o deputado Daniel Silveira?
o Deputado Jair Bolsonaro chamou a Maria do Rosário de Feia e foi condenado.
Já o Deputado Daniel Silveira postou um vídeo no You Tube dizendo que o Ministro Edson Fachin é "moleque, mimado, mau caráter, marginal da lei" e depois acrescentou que é "vagabundo, cretino e canalha". Silveira também falou que o ministro é a "nata da bosta do STF". O deputado também chama o Ministro Alexandre de Moraes de "Xandão do PCC" em alusão à facção criminosa Primeiro Comando da Capital. Disse ainda que o ministro Luís Roberto Barroso "gosta de culhão roxo" e, ao falar de Gilmar Mendes, fez um sinal com os dedos indicando dinheiro. (tem mais sobre o que disse o deputado Daniel Silveira mais embaixo nesta postagem - até ameaça de morte teve, forma mais de 19 minutos de ofensas gratuitas)
§ 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)
§ 3º Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)
§ 6º Os Deputados e Senadores não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)
§ 8º As imunidades de Deputados ou Senadores subsistirão durante o estado de sítio, só podendo ser suspensas mediante o voto de dois terços dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatíveis com a execução da medida.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)
Bom, a Constituição é muito clara logo no inicio do Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.
Bom, claramente, por mais que defendamos que qualquer palavra dita por um parlamentar, não pode leva-lo à uma prisão, considerando o Art.53 da nossa Constituição e, isso é um fato, também entendemos que, caso haja alguém que tenha se sentido "ofendido" pelas palavras do parlamentar, este pode representar o deputado junto à Suprema Corte Brasileira.
Palavras que não "ofendam" pessoalmente ninguém, ditas por um congressista, são palavras que estão sob a guarda do Art. 53.
E porque o Deputado Daniel Silveira foi preso quase que imediatamente após suas palavras serem ditas?
Bom, primeiro que em foi flagrante, e também não houve representação de ninguém contra o deputado junto ao Supremo, pois o deputado pegou um atalho e atingiu de forma ofensiva e pessoal diretamente os membros da Corte Suprema.
Ele, praticamente pediu para ser preso.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal entenderam que, por meio de diversas ameaças e ofensas à honra, o deputado expressamente propaga a adoção de medidas antidemocráticas contra o Supremo Tribunal Federal, defendendo o AI-5, colocando em risco a democracia brasileira.
Esse entendimento é interessante pois, um deputado representa uma parcela da população brasileira e dificilmente uma pessoa sem mandato pode colocar em risco a harmonia entre os poderes, já um deputado, mesmo do baixo clero, é um representante do povo.
O Ministro do Supremo Alexandre de Moraes em sua decisão de prender o deputado, diz ainda que Silveira defendeu “a substituição imediata de todos os ministros [do STF]” e instigou “a adoção de medidas violentas contra a vida e segurança dos mesmos, em clara afronta aos princípios democráticos, republicanos e da separação de Poderes”
Enfim, não sou jurista e nem um especialista do direito, no entanto, essa avaliação que faço é uma avaliação do ponto de vista civil e político e é tão obvia que não faz o menor sentido pensar em defender o deputado.
A Democracia no Brasil possui três poderes que precisam atuar em harmonia, o Parlamento não é maior que o Judiciário.
E pensando com mais detalhes, o Parlamento faz as Leis, então, de qualquer forma, o poder está nas mãos do Povo, pois elegemos os deputados e senadores que elaboram as Leis que são cumpridas pelo Executivo e garantidas pelo judiciário.
E os deputados que mantiveram o deputado Daniel Silveira Preso? bom, nesse caso, foi um julgamento totalmente político e pelos vídeos anteriores da vida do deputado, vemos claramente que o mesmo não é político, muito diferente do Presidente Bolsonaro. Isso mesmo, Bolsonaro e Daniel Silveira são completamente diferentes, pois o Bolsonaro é político, o Silveira, não.
Sobre a reabertura do Comercio de Manaus, sabemos que nunca fechou. O grande problema são os bares e restaurante e todo segmento comercial que precisam que as mascaras faciais de proteção não sejam utilizadas. Vamos acompanhar.
ESTAMOS ÀS CEGAS SOBRE A CASSAÇÃO OU IMPEACHMENT DO GOVERNADOR WILSON LIMA
Pensei muito se escreveria algo nesse sentido, porém, se não escrevo, quem escreveria?
Os escritores independentes ( aqueles que não recebem recursos do Governo do Estado em troca de propaganda em seus blogs e portais) dificilmente conseguem uma grande audiência em suas ferramentas de trabalho.
Os escritores de blogs e portais, dependentes de retorno financeiro do Governo do Estado, não conseguem escrever algo que destoa dos objetivos do Governo e o mais grave, muitos Influenciadores que, em tese, são independentes, estão à todo vapor tentando sobreviver reproduzindo ou repercutindo conteúdo locais de portais dependentes de Governo.
O que ler?
Bom, tenho minhas aspirações políticas, porém, dificilmente atacaria gratuitamente e individualmente, qualquer político ou pessoa no uso de qualquer cargo público, pelo simples fato de gostar das pessoas.
e por outro lado, não podemos negar que o Governador do Estado do Amazonas Wilson Lima, não é político, porém, quem votou nele, votou consciente, pois queria se ver livre dos políticos, não queria os vícios da velha política, não queria mais do mesmo, queria mudar toda a configuração do poder local no Amazonas.
Enfim, o voto consciente, porém, inconsequente, trouxe resultados previstos.
Sabíamos que o Governador Wilson Lima não tinha experiência na gestão pública e muito menos na vida pública, sabíamos que o Governador Wilson Lima não possuía base e nem embasamento político algum, sabíamos que o governo de Wilson Lima tinha tudo para não dar certo.
E, naturalmente, o Governador Wilson Lima vem fazendo exatamente aquilo que sabíamos que podia acontecer.
Estamos às cegas
Não podemos deixar de esclarecer, porém, que o Governador Wilson Lima é um exímio comunicador e conhece muito bem todos os meandros da comunicação do Norte do Brasil e por conta disso, é possível detectar que todos os meios de comunicação, de certa forma, estejam cooptados pela máquina pública para atuar na propagação de informações de interesse do Governador do Estado.
Se dependermos da imprensa local, principalmente das mídias que utilizam a internet, estaremos às cegas, e somados ao grande poder de veículos locais de mídia tradicional que ajudaram a eleger Wilson Lima, podemos concluir que estamos às cegas.
Não há blogs, portais, ou seja lá o que for, que sejam confiáveis e que tratem as informações do Governo do Estado e que são importantes, da forma correta. Fiz uma busca na internet com o titulo: A CASSAÇÃO OU IMPEACHMENT DO GOVERNADOR WILSON LIMA e apenas o portal do Holanda e o D24 (https://d24am.com/politica/novo-pedido-de-impeachment-do-governador-wilson-lima-e-protocolado-na-ale/) reproduzem informações nesse sentido. e informações como essas são fatos.
Estamos às cegas neste período de pandemia, onde os veículos de comunicação não nos conduzem a lugar algum. Este ano, ou pelo menos nesse período de Pandemia, os influenciadores digitais entrariam na vanguarda da informação digital e obrigariam os gigantes da mídia tradicional a não se atreverem a apresentar e ajudar a eleger outros Wilson Lima.
É notório que sem bons políticos, não se governa, e sem bons gestores, também não se governa. O problema do Governo de Wilson Lima é a falta dessas duas competências, que sabidamente sabíamos que o Governador não tinha e não tem.
Então, ficaremos atirando pedra e torcendo para que cada vez mais o Governo se afunde e fique pior, ou esperamos uma atitude do Governador em alguma direção?
De certo, o Governador não tomará nenhuma iniciativa no sentido de buscar melhorar seu Governo, seja na Gestão ou na Política, pois o Governador atua na área da comunicação. No entanto, sei que há alguns políticos que são meus amigos e aconselham o Governador, essa responsabilidade é de vocês, vocês precisam tomar uma atitude, Governem junto com o Governador, atuem politicamente, assuma suas responsabilidades, ou se afundarão junto com o Governador em um ostracismo político que sempre dói.
SOBRE A CASSAÇÃO OU IMPEACHMENT DO GOVERNADOR WILSON LIMA, tenho buscado informações através da oposição do Governo na Assembleia, pelas postagem do Deputado Wilker Barreto e acredito que sem pressão popular junto aos deputados, não ocorrerá qualquer tipo de impedimento do Governador. Mas, pessoalmente, prefiro que o Governador chegue até o final de seu Governo, caso não seja preso, e, se ele não reagir em seu mandato(sim, sempre tenho esperança de uma reação positiva, pois antes de ser Governador, ele é um homem), que seja esquecido.
hoje é dia 12 de fevereiro e eu reservei um tempo, depois de digerir um pouco, para falar de um Homem. Mas, Sabe? um homem de verdade.
Um grande homem que se foi em meio à este grande número de morte do Corona Vírus em Manaus que está assolando este inicio do ano de 2021. Isso mesmo, para Manaus, o ano de 2021 está sendo apenas a continuidade do ano de 2020.
O Nome dele: Raimundo Zildomar Barbosa Menezes ou Simplesmente Zildomar Menezes e, que para os íntimos, simplesmente DODO.
Bom, eu poderia passar horas escrevendo sobre o Zildomar, sobre o cuidado com a coisa publica que ele, como servidor publico municipal, tinha. Poderia falar da facilidade que ele tinha de fazer amizades. Enfim. mesmo que me atrevesse à escrever um livro biográfico sobre ele, eu não poderia sintetizar quem foi Zildomar Menezes.
O que posso falar, e creio que este sentimento deve está disseminado por toda a prefeitura de Manaus e não apenas na Secretaria de Finanças, é daquele sentimento de vazio, de não acreditar, de achar que, quando chegarmos na Sede da Semef na Compensa, o Zildo estará lá com pelo menos uma 3 planilhas abertas e se preparando para imprimir algum documento para alguma reunião que acontecerá em instantes.
Eu poderia falar sobre a sua capacidade de se indignar com as injustiças sociais que são comuns na cidade de Manaus, principalmente nas zonas periféricas. E, da mesma forma, poderia falar sobre as injustiças, ou pelo menos, as tentativas de injustiças que o Zildo combatia, principalmente aquelas que, de certa forma, tentavam atropelar os ritos processuais orçamentários e financeiros da burocracia mais rápida do Estado do Amazonas. Isso mesmo, no trato de procedimentos que poderiam durar semanas, várias vezes, tive a oportunidade de sair da Prefeitura por volta das 21h ou 22h e o Zildo continuava na prefeitura, fazendo um serviço que ele poderia fazer no outro dia, apenas para permitir que os processos seguissem suas tramitações de forma mais célere.
Não havia hora extra, Zildo fazia isso apenas pelo prazer de Servir.
Não, o Zildomar jamais dizia não para mais trabalho. O trabalho dele, ele fazia com destreza, o oxigênio dele eram novos e complexos desafios. Quanto mais difícil fossem, com mais dedicação o Zildomar trabalhava.
Se ele tinha amigos, tinha milhares e, infelizmente, na manhã do dia 25 de janeiro de 2021, deixou todos desolados. Tenho certeza que a família dele e os amigos, ainda não digeriram essa perda. ainda não pararam para pensar, talvez até ainda não choraram o suficiente esta perda.
Tivemos a satisfação de ter a sua presença no chá de bebê de nossa filha Hadassa. Pode ser que seja algo comum participar de uma festa com os colegas de trabalho. Porém, e aqui vai uma reflexão, hoje, vejo, o quanto foi importante a presença dele em cada situação de rotina. A cada lembrança, o Zildo se torna cada vez mais importante. Talvez, até a família dele não saiba, o quanto ele era querido por toda Manaus, através da Prefeitura.
Tudo que o Zildo fazia era com verdadeira dedicação, um curso de oratória, que seja, ele se dedicava ao máximo.
Uma palestra, uma reunião, ou seja lá o que fosse, a empolgação dele na execução daquela atividade nos empolgava também.
As vezes, em uma pequena palestra, a sua sinceridade e sua simplicidade, valia qualquer slide à ser apresentado.
o Que fica? não ficam apenas lembranças.
Pois, imagino e sei do Orgulho que seus filhos têm dele. Isso mesmo, pois sei que jamais um pai ou uma mãe, quando cumprem com responsabilidade o seu papel aqui na terra, se eternizam em nossos corações. Eu posso ter algumas lembranças, mas os filhos dele, sentirão ele vivo todos os dias em seus corações.
Sim, estou falando que todos os filhos, sem exceção, sentirão ele vivo sempre.
As palavras estão sumindo, pois está ficando cada vez mais difícil descrever essa sensação, mas, o companheirismo,
Não conheço o mundo, não faço a mínima ideia de como o Amazonas, ou a Amazônia, ou até o Brasil é enxergado no plano geográfico. ( A terra não é plana, é apenas uma força de expressão, porém, duvido que algum deles esteja fazendo esta leitura).
A Amazônia sempre foi o desejo do mundo. os Holandeses, através do Suriname, os ingleses através da Guiana Inglesa e os Franceses através da Guiana Francesa, estão presentes de alguma forma nesse universo Amazônico e, pelo menos em parte, saciam o desejo de estarem presentes na região.
O que chama atenção do mundo, todo brasileiro sabe. Não é simplesmente a biodiversidade, mas sim, uma infindável quantidade de minérios, e quando falamos de minérios, estamos indo muito além da água doce da Amazônia.
Cresci ouvindo falar que no futuro a guerra seria pela água, ou melhor, em função dela. No entanto, acho que a guerra pela informação ou pela desinformação é a que ocupa o maior espaço na atualidade. O mundo virtual trouxe um emburrecimento de nossa comunidade pensante, e falo aqui, apenas de nossa comunidade pensante sobre a Amazônia, mais precisamente, o Homem do Norte.
Há uma espécie de feitiço ou vislumbre com o excesso de informação sobre a própria Amazônia que os brasileiros estão descobrindo agora. Parece que os Amazônidas estavam deitados em berço esplêndido durante décadas e, de uma hora para outra, este Amazônida lê alguma coisa na Internet sobre a Amazônia e, tudo passou a fazer sentido. Porém, fica só na leitura mesmo.
O brasileiro Amazônida percebeu que morar em um País Tropical abençoado por Deus é talvez um exagero, no entanto, a tentativa de qualificar o Amazônida como incompetente no trato da floresta, nos permitiu pensar que os grandes pesquisadores (leia ONGs) de outros países realmente estão interessados em preservar nossa floresta. Lógico que sim. A floresta, a riqueza e a Amazônia não são deles! É fácil e muito vantajoso plantar e colher no terreno dos outros e não pagar nada por isso.
O triste caso do fim do ciclo da borracha é um desses casos que não precisa de estudos, é tão óbvio que chega a ser triste reconhecer que coisas desse tipo ainda podem ocorrer nos dias de hoje (poderia escrever que ocorrem, mas...)
Temos um Presidente da República que se autodenomina progressista, mas, infelizmente não está nem aí para a Ciência. Como vamos progredir sem ciência? Ações aleatórias e infundadas não costumam dar bons resultados. Já a ciência, muito pelo contrário, trouxe a possibilidade de estarmos conversando por aqui e praticamente online, em vez de um livro físico de papel, Livro de papel que recomendo muito que nunca deixe de existir.
por fim, a Amazônia está condenada ao "ostracismo", pois, a guerra da informação está levando o Amazônida à acreditar que existe girafa na Amazônia, que o covid 19 sofreu mutações na Amazônia e se espalhou rápido por causa do desmatamento, que mesmo com 97% de sua floresta em pé, o povo do Amazonas não sabe cuidar da Floresta, que a Zona Franca de Manaus é nociva para a Economia do Brasil e que o Homem Amazônida é apenas um caboclo ou um índio que caça e pesca o dia todo.
Enfim, O Mundo não tem dúvidas de que o Brasil é um País Tropical e a Amazônia brasileira é isolada desse Brasil ( Cadê a BR 319? ) e a Amazônia é um território que não faz parte desse País tropical.