Não quero embolar o meio de campo, mas, penso que as conjunturas politicas atuais no Amazonas para as próximas eleições, estão sendo conduzidas para uma disputa politica entre o Senador Eduardo Braga e o candidato do Governo do Estado/prefeitura de Manaus.
O candidato que teria capilaridade de votos para enfrentar o candidato do Governador e do Prefeito de Manaus, na capital, seria o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, no entanto, o ex-prefeito está trabalhando para disputar a Presidência da Republica pelo PSDB e, dificilmente, destoará de uma disputa por uma representação em Brasília.
O candidato da Situação
O Prefeito de Manaus David Almeida, provavelmente tentará viabilizar-se para ser o candidato do Governador, porém, a mesma dificuldade que o Governador Wilson Lima enfrentou em sua campanha, o Prefeito David almeida enfrentará, caso seja o candidato escolhido, a falta de votos no interior do Estado.
O Candidato da Oposição
Na outra ponta, o Senador Eduardo Braga desponta com uma capilaridade de votos que o reconduziu ao Senado da Republica, justamente no interior do Estado.
Assim, acertamos que esses dois concorrentes precisam de um bom vice. o Prefeito David Almeida precisa de um bom vice no interior e o Senador Eduardo Braga precisa de um bom vice na capital.
E quem seriam esses vices?
O Governador e sua equipe, estão trabalhando para trazer um nome que seja unanimidade em todas as calhas dos rios. Nomes como o do prefeito de Parintins Bi Garcia (DEM), seria uma boa aposta, no entanto, traria apenas a representação da Calha do Baixo Amazonas: Parintins, Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos. deixando descobertas por exemplo, as principais calhas de rio como:
Calha do Alto Solimões: Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte.
Calha do Médio Solimões: Tefé, Jutaí, Uarini, Fonte Boa, Coari e Maraã.
Calha do Baixo Solimões: Anori, Anamã, Iranduba, Caapiranga, Manaquiri, Careiro da Várzea Careio Castanho e Manacapuru.
Calha do Purus : Beruri.
E qual seria a alternativa de vice para o Prefeito David Almeida ? por enquanto, não há. o que torna inviável sua candidatura ao Governo no interior. E arriscar uma disputa somente com a força na região metropolitana pode não ser a melhor estratégia. É fazer como fez Wilson Lima e contar com a sorte.
E o Senador Eduardo Braga, vem do outro lado, em busca de um nome forte da capital para ser seu vice.
Sabemos que o nome mais forte da capital, hoje, é o do Senador Plinio Valério, no entanto, descartamos essa hipótese devido o perfil do Plínio Valério ser completamente diferente do Senador Eduardo Braga, além do mais, se o nome do Plínio Valério for realmente considerado nessa disputa, seria preferível a candidatura de Plínio ao Governo, porém, trazendo o Plínio para a disputa, porque não trazer Arthur Virgílio como candidato ao Governo e formar uma chapa competitiva. Porém, voltamos à pergunta, e o interior? Pois, tanto Plínio quanto Arthur possuem uma grande força política na região metropolitana de Manaus.
Um outro vice que poderia disputar como vice de Braga, principalmente devido o seu alinhamento ideológico com o Senador, seria o do Deputado e 1º vice - presidente da Câmara dos deputados, Marcelo Ramos, porém, pontuamos que, se o deputado Marcelo Ramos estiver bem nas pesquisas, porque não disputar uma vaga de Senador?
Como vemos, colocar uma candidatura competitiva para disputar a vaga de Governador do Amazonas não está tão simples assim.
Então, independente das candidaturas, faltam bons vices na capital e no interior.
E, É aqui nesse nome do interior, que venho ventilar o retorno do Ex Governador José Melo.
Pois, tenho acompanhado algumas postagens sobre a situação jurídica de Ex Governador e, penso que ele poderia retornar de forma contundente com a sua inocência, principalmente, após a aparente situação do Ex presidente Lula, ao posar também de injustiçado, com a diferença de que realmente, ao que consta, José Melo foi injustiçado.
Melo se encaixaria como um bom vice no interior do Estado em qualquer chapa forte na região metropolitana e se tornaria, novamente, a maior ameaça à candidatura do Senador Eduardo Braga ao Governo do Estado.
JUSTIÇA - Ex-governador José Melo é inocentado do massacre de 56 presos do Compaj – Portal Caboco
Ato que cassou Melo inocenta Nair Blair em outro julgamento (bncamazonas.com.br)
Melo alega "provas ilegais" e pede que STF anule cassação do TSE (bncamazonas.com.br)
Bolsonaro aposenta ministro do STJ, relator da cassação de José Melo (bncamazonas.com.br)
José Melo volta à cena em evento de peso no Teatro Amazonas (bncamazonas.com.br)














