quinta-feira, fevereiro 17, 2011

“UNIVERCIDADE”

Por: Eliandro Bruno Oliveira


Olhando as inquietações que levam os novos estudantes universitários, jovens que há bem pouco tempo não imaginariam que nos dias atuais estariam preenchendo formulários para apresentarem à uma Faculdade particular da Cidade de Manaus, penso, do ponto de vista “intelectual”, até que ponto a facilitação irresponsável do acesso à Universidade é benéfica aos nossos jovens?
As políticas públicas para democratizar o acesso ao ensino superior atendem primeiramente aos anseios políticos e depois aos interesses econômicos dos empresários que lucram com uma demanda crescente de estudantes em suas Faculdades, mas e o estudante? Em que momento o potencial acadêmico de nível superior será prioridade? E as Universidades Públicas? Não tem como investir na Universalização do Ensino Público Gratuito?
Sabemos que o jovem, ao escolher uma carreira, perto da saída de sua adolescência, comumente não sabe o que quer. Presta o vestibular, é aprovado ou não, conclui o curso e, só depois de já estar exercendo a profissão é que resolve fazer um outro curso de graduação, pois não está satisfeito com a sua graduação ou agora sim, sabe o que quer.
A facilitação ou democratização do acesso ao ensino superior apenas acelera este processo, pois um adolescente, que pouco conhece o mundo, não sabe o que quer e claro, existem exceções, mas o que me preocupa são duas coisas: A primeira é o modismo da segunda graduação, pois necessariamente se cursa uma segunda graduação porque a primeira não surtiu o efeito esperado ou efeito algum, desta forma, na hora de contratar um profissional para uma vaga no mercado de trabalho, é preferível que escolhamos os candidatos com duas graduações? E uma outra inquietação é, o que fazer quando o candidato a uma vaga para um curso de graduação de ensino superior em uma Faculdade particular da cidade de Manaus, curso oriundo de uma bolsa de estudos, ao preencher um formulário, pergunta ao colega, em uma fila de lotérica, Universidade se escreve com “s” ou com “c”? Isso aconteceu mesmo, eu vi!

ELIANDRO BRUNO OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Flávio Dino e a Protelação das Emendas Parlamentares: Uma Manobra do Governo?

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, homologou um plano de trabalho um dia após o Congresso Nacional apresentar uma p...