sexta-feira, junho 30, 2017

QUANDO O ASSUNTO DAS REDES SOCIAIS É A PRÓPRIA REDE SOCIAL E LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 DOIS ASSUNTOS

QUANDO O ASSUNTO DAS REDES SOCIAIS É A PRÓPRIA REDE SOCIAL E LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Vou tratar aqui de dois assuntos, pois ontem, quando estava em um belíssimo bate papo sobre política em um grupo de WhatsApp, veio à tona a suspensão das eleições do Amazonas e o provável retorno do Ex-Governador José Melo ao Governo do Amazonas  ( Melo teve o mandato cassado por compra de votos neste ano de 2017).

Praticamente todos os sites de noticias, portais e blogs informavam que o Melo estava voltando ao Governo. Tenho uma lista de endereços eletrônicos que periodicamente acesso -veja no link:  http://brunooliveirabrunooliveira.blogspot.com.br/2017/06/a-importancia-dos-blogs-e-portais-nas.html , e praticamente todos afirmavam isso e, os que não afirmavam, buscavam sustentação de suas afirmações em opiniões de terceiros e quartos, pois o medo de ficar fora da curva é natural.

Este meu blog não é de notícias, mas ontem, me vi obrigado a noticiar uma informação. veja aqui: http://brunooliveirabrunooliveira.blogspot.com.br/2017/06/melo-de-volta.html

O que fiz?  Interpretação de texto. 

Li o Acórdão do TSE que foi suspenso e compreendi que tratava-se apenas da suspensão das eleições e não da volta do ex-governador José Melo. Hoje, dia 29 de junho,  o que interpretei, o Ministro reafirmou em sua publicação com riqueza de detalhes, porem, mesmo assim, praticamente todas as fontes de informações afirmavam que o ex-Governador José Melo estava retornando ao Governo.

Chegou ao ponto de o Ministro do Supremo ter que fazer uma nota, explicando o que ele escreveu! Enfim, como estava escrito no despacho inicial do Ministro, o mesmo afirmou mais duas vezes, o Melo não retorna ao Governo do Estado.

Afirmo que meu blog não é um blog de notícias e nem quero que seja, no entanto, essa situação me trouxe uma reflexão e se voce chegou até aqui, não dará viagem perdida , pois aqui, entro no segundo assunto que quero tratar.

Leitura e Interpretação de Texto


 Periodicamente, vou sugerir um livro ou um artigo ou qualquer forma de leitura, para que juntos, possamos desvendar os mistérios da belíssima língua Portuguesa e em todos os seus devaneios escritos nas mais diversas áreas do conhecimento.

vou me ater somente naquilo que tiver domínio público (sugiro inicialmente este site : http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp ) e  vou compartilhar com vocês, creio que, em algum momento, vou precisar recorrer ao meu Canal no Youtube, mas não se preocupem, colocarei os vídeos, quando os mesmos forem necessários, também aqui no blog.

Aproveito para pedir que  coloquem meu blog em seus favoritos, www.brunooliveirabrunooliveira.blogspot.com  e visitem periodicamente.

O Primeiro texto

Hoje, vamos começar lendo e interpretando um texto de um blog que periodicamente, quando  leio, me deleito em suas entrelinhas.

o Blog é este: http://www.ncpam.com.br/

e o texto que separei hoje é o que está no seguinte link: 
http://www.ncpam.com.br/2017/06/governar-e-abrir-portas.html

 de autoria do Professor Ademir Ramos ( link do perfil no facebook: https://www.facebook.com/ademirramos.ramos.98?ref=br_rs )
 
O Texto é o seguinte:

Ademir Ramos (*)

Estou em permanente diálogo com educadores socais e líderes comunitários participando de rodas de conversa sobre conjuntura política nacional e local. As discussões tem sido tensas porque alguns atores estão movidos pelo calor da paixão e da fortuna do que pela racionalidade dos meios articulados com fins objetivos. Destas discussões podem-se aferir comportamentos às vezes com ar de vingança, desejando a morte do outro por contrariar interesses de determinadas corporações empresariais, familiares ou de partidos políticos. Estes atores exalam vingança e ódio, encontram-se comprometidos com a desordem e o atraso afrontando as instituições democráticas e o reordenamento da economia política da Nação e do nosso Amazonas. Para eles, a paixão enquanto faculdade converteu-se em vingança, ódio, vício e toda forma de corrupção a violentar a racionalidade e o regramento da ordem democrática. Contudo, faz-se necessário dar solução aos problemas, não pelo antagonismo de força da paixão versus razão, mas, pela unidade dos contrários a sustentar a governabilidade dos aparelhos de Estado amparada pela ética da responsabilidade, operando os processos de organização quanto à gestão, participação, controle e definição das prioridades, em respeito às demandas populares comprometidas com a qualidade das políticas públicas sabendo que governar é abrir portas e conectar forças sinérgicas a promover o bem-estar da população, gerando trabalho, emprego e renda com participação e autonomia respeitando à soberania popular.

ABRINDO PORTAS: O Amazonas, em particular, além de sofrer os desmandos das políticas do governo federal, com graves danos nas contas públicas do Estado seja na saúde, educação, segurança e demais serviços prestados a população, sofre também de imediato um grave estrangulamento governamental por razões da cassação do mandato do ex-governador José Melo (PROS) e seu vice, Henrique Oliveira (SD), condenados por crime eleitoral. Em assim sendo, o Tribunal Superior Eleitoral determinou a realização de eleição suplementar para o governo do Estado, o que já está em curso com o registro de oito chapas a serem submetidas às urnas no dia 06 de agosto próximo, havendo segundo turno, os eleitores do Amazonas são convocados a votar no dia 27 - último domingo de agosto. Para este fim requer que pautemos uma ampla discussão sobre a situação em que se contra a economia política do Estado de forma que possamos analisar e avaliar a situação presente numa perspectiva de se resgatar, não só a legitimidade do processo como também a capacidade de agregar novos investimentos em parceria com as corporações empresariais nos termos da legalidade, considerando ainda a capacidade do governante de catalisar tanto para a capital como para interior do Estado novos investimentos gerador de trabalho e renda de forma permanente em benefício a nossa gente.
COMPETÊNCIA E HABILIDADE: O governador a ser eleito terá 14 meses para colocar a casa em ordem, agindo com rapidez e eficácia para assegurar o controle das contas públicas. O trabalho requer competência e habilidade, com experiência reflexiva, amparada por um arco de aliança tanto na Assembleia como no Congresso Nacional.  O desafio é enorme a exigir do governador inteligência estratégica orientada por uma prática articulada à economia nacional e transnacional, com domínio de tecnologia da informação, em atenção à questão ambiental, direitos humanos, segurança pública, educação, saúde, ciência, cultura e trabalho, agregando força e valor republicano, no formato de cooperação internacional e ação conjunta junto aos entes operadores, abrindo portas para o desenvolvimento capitaneado pela SUFRAMA nos moldes dos novos arranjos produtivos a serem criados no interior, diversificando a nossa economia a partir da vocação local com ressonância nos mercados consumidores.   
  
(*) É professor, antropólogo, coordenador do NCPAM/UFAM e coordenador do projeto jaraqui. E-mail: ademiramos@hotmail.com

  Agora, vamos à interpretação do texto


No texto, o professor Ademir, inicia sua argumentação chamando nossa atenção para a importância do diálogo com os mais variados segmentos da sociedade e rapidamente, o professor já consegue ter a sua atenção, pois voce quer saber o que ele conversa ( gostamos de fofoca) e ele continua falando dos diálogos que viraram discussões e bem tensas, por conta de paixão e da fortuna.

Pronto, o professor já te a sua atenção e faz voce concordar com ele, pois ele fala da racionalidade para fins objetivos, e isso, em tese,  todos queremos..

Em seguida, o professor pondera sobre vingança, desejo de morte, e coisas que são comuns na política de interesses e continua falando sobre os políticos que atuam por interesse, mas agora fala da reação destes, no sentido da vingança e do ódio. Assim, entendemos que está acontecendo alguma coisa ruim nessa política que o professor observa.

em seguida, o professor pede que tudo aquilo que são meras vaidades, há a necessidade de deixar de lado pelo bem comum.

É notório que o professor está chamando a atenção para algo que o incomoda e alguém ou um grupo não consegue compreender o ponto de vista dele e é perceptível que o professor não está preocupado em dar explicações sobre o seu posicionamento político  para um certo grupo de pessoas, pois para ele, é perda de tempo. Concluímos que, na visão dele, estas pessoas não são políticos na essência.


ABRINDO PORTAS: 
O professor Ademir trás um reflexão de alguém que está preocupado com a situação econômica de nosso Estado, no entanto, o professor não pondera que a culpa do problema pela qual o Amazonas passa é totalmente de Gestão. E sabemos disso, pois não foi o acaso que nos trouxe para onde estamos, foi puramente a incapacidade de executar as ações de Governo de forma hábil e observando os acontecimentos no País (crise  devido o PT não ter a capacidade, também, de Gestão, atrelado à corrupção que o País sofreu). 
COMPETÊNCIA E HABILIDADE: 

 Aqui, o professor Ademir trás a solução para todos os problemas, sem citar nomes, o professor faz-nos acreditar que existe um salvador da pátria, pois ele afirma que o novo Governador que vai Governar o Amazonas por 1 ano e meio, precisa de:
  •  Competência e habilidade
  • Experiência reflexiva,
  • Arco de aliança tanto na Assembleia como no Congresso Nacional
  •  inteligência estratégica orientada por uma prática articulada à economia nacional e transnacional,
  •  Domínio de tecnologia da informação, 
  • Atenção à questão ambiental,
  • Atenção aos direitos humanos, 
  • Atenção à segurança pública, 
  • Atenção à educação, 
  • Atenção à saúde, 
  • Atenção à ciência, 
  • Atenção à cultura 
  • Atenção ao  trabalho,
  • Agregando força e valor republicano, no formato de cooperação internacional 
  • Ação conjunta junto aos entes operadores,
  • Abrindo portas para o desenvolvimento capitaneado pela SUFRAMA nos moldes dos novos arranjos produtivos a serem criados no interior, 
  • Saiba Diversificar a nossa economia a partir da vocação local com ressonância nos mercados consumidores.  
Enfim, essa pessoa, não existe. 

Não há alguém que tenha esses atributos e essas características. No entanto, Isso é sim, uma Sonho. Sonhemos com o Professor, pois estamos apenas interpretando o texto, por ele, posto e não usta nada sonhar.

Mas convido voce a ver essa minha postagem que fiz no seguinte link
http://brunooliveirabrunooliveira.blogspot.com.br/p/blog-page.html , onde trago minha propostas, caso eu fosse candidato ao Governo do Estado, e hoje, dia  29 de junho, ainda está apenas minha proposta para a Segurança Pública, no entanto, quero que voce observe os requisitos para o melhor candidato, onde, enfatizo a Equipe, pois sei que não existe salvador da pátria. 

No texto sugerido do link logo acima, em um momento, pontuo que  "é necessário ter um histórico de Gestor, novas ideias, boa equipe, uma equipe fantástica e ter realmente uma equipe focada e motivada. Equipe, equipe e equipe.", pois reafirmo, não existe salvador da pátria, mas sim, uma BOA EQUIPE.


Agradeço vossa atenção e volte mais vezes ao blog. irei estar atualizando periodicamente com esse assunto de Leitura e Interpretação de texto.

Agradeço. 

Bruno Oliveira


 

Nenhum comentário:

Flávio Dino e a Protelação das Emendas Parlamentares: Uma Manobra do Governo?

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, homologou um plano de trabalho um dia após o Congresso Nacional apresentar uma p...